quarta-feira, 28 de maio de 2008

“Salva-te, se queres conservar tua vida.
Não olhe para trás, e não te detenhas
em parte alguma da planície”
(Gn 19,17)

Não te detenhas!


Essa ordem que Deus deu a Lot é também uma ordem que Ele, continuamente, dá a cada um de nós. Não se deter na planície significa não se agarrar ás coisas pequenas, não perder tempo com coisas insignificantes, não se deixar abater pelos problemas e pelas dificuldades. Infelizmente, muitas e muitas vezes, fazemos uma tempestade em copo d’água, e, às vezes, o copo está só pela metade.
Por causa do pecado, tendemos a ficar parados nas planícies da vida. Na hora da enchente, porém, a planície é o primeiro lugar que se alaga! Com isso, não caminhamos em direção aos grandes objetivos da vida. Quando ficamos presos às pequenas coisas do cotidiano, não progredimos na vida.
Deter-se na planície é permanecer cultivando pequenas mágoas e ressentimentos. O próprio texto bíblico nos ensina um grande segredo para a felicidade: não olhar para trás. O passado, por melhor ou pior que tenha sido, não volta. Como a planície que se alaga, nossa vida também acaba sendo alagada pelos problemas, quando damos a eles importância maior do que realmente têm.
Todo rio nasce com uma meta única: chegar ao mar. Mas, quando o rio pára de correr em direção ao mar e começa a voltar atrás, ele causa alagamento e enchentes. Rio parado é sinal de estragos nos campos e nas cidades. O mesmo acontece conosco. Por isso, além de não olhar para trás, é preciso não se deter, não parar, não estacionar. A vida é dinâmica. O Espírito Santo é movimento. O ser humano é inacabado. O mundo não está completo e pronto. Deus nos confiou seu aperfeiçoamento. Triste de quem acha que já atingiu sua meta.
A moderna ciência da administração de empresas hoje sabe que uma das causas que pode provocar a falência de uma organização é o êxito. A empresa começa a falir quando se acha a melhor, quando acredita já ter atingido seus objetivos. A idéia do êxito causa acomodação. E a acomodação acaba com empresas, casamentos e comunidades.
Outro grande perigo é a preguiça, que gera a falta de garra. No mundo das coisas fáceis, criamos pessoas enfraquecidas, sem determinação, sem coragem para lutar, sem garra e sem meta na vida. As pessoas procuram emprego mas não querem trabalho. Quanto mais fácil, melhor. Só que isso acaba transformando o ser humano num fantoche, sem vontade, sem espírito de luta. Em pouco tempo quem se deixa levar pela lei do menor esforço acabará se decepcionando, pois a vida é dura, principalmente, com quem é mole. Daí surgem as pessoas que só sabem reclamar da vida: são amargas, sempre pessimistas, saudosas de uma passado que não poderá voltar.
A vida é como andar de bicicleta: se parar, cai, pois o equilíbrio vem do pedalar. O mesmo ocorre com os aviões. Se param, caem. O que sustenta seu equilíbrio é o movimento dos motores.
É bom observar que a bicicleta tem duas rodas e um guidão, ou seja, o equilíbrio depende também de uma direção bem determinada. Quem não tem uma meta, facilmente se cansa. É preciso saber para onde ir e ser persistente nessa direção.
Quem estaciona na planície, além de ver apenas o lado negativo de tudo, enxerga com lente de aumento. Já que tem outros horizontes, só vê o obstáculo e, como se aproxima muito dele, acaba se sentindo pequeno demais para vencê-lo. Essa atitude é alimentada pela acomodação, que muitas vezes é vista como um valor. Pessoa acomodada é considerada uma pessoa boa, que tudo aceita. É uma coitada! Não tem boca pra nada, Isso não é qualidade. Jesus disse que o Reino dos céus é dos violentos. Creio que seja este o grande sentido dessa revolucionaria palavra de Jesus: é preciso lutar, com garra para conquistar o Reino.
O Reino deve ser nossa grande meta. Quem não tem uma meta definida pára em qualquer obstáculo. Quem não sabe para onde vai, e o porquê de sua caminhada, não chega a lugar nenhum. O mesmo ocorre com quem persegue duas metas ao mesmo tempo: não atingirá uma e a outra se perderá.
A acomodação gera isolamento, O acomodado não consegue viver em comunidade, ele vive na comodidade. Cada um em seu cômodo. Ninguém invade o espaço do outro. Essa é a política de boa vizinhança, que gera a morte dos ideais. Quem não tem ideal deixa-se levar por qualquer coisa. È folha agitada pelo vento.
Essa política de boa vizinhança, gerada pela comodidade, gesta pessoas fechadas em si mesmas. Com medo de incomodar, a pessoa não supera os problemas. Ora, sabemos que não existe relacionamento sem conflitos. Isso é impossível. É preciso superar os conflitos, achar soluções por meio do diálogo, da partilha. Um precisa ceder. Ninguém pode se considerar o dono da verdade. Afinal de contas, a verdade nunca é relativa e nem subjetiva. Não existe a “minha verdade”.
Nessa política, um acaba protegendo o erro dos outros. Só que a vida é dinâmica e ninguém viverá o tempo todo fechado em seu mundinho. As limitações pessoais, cedo ou tarde, virão à tona. E quem não aprendeu a superar sues problemas não conseguirá viver em sociedade, não conseguirá manter um bom emprego, não saberá partilhar sua vida e sua fé numa comunidade.
A acomodação é uma das conquistas do encardido. Seu grande projeto é fazer com que o ser humano se pense pequeno, fraco, dependente de coisas e de pessoas, de cargos e de posições sociais.
O ser humano é chamado a ser grande. No projeto de Deus, o ser humano foi criado para ser o senhor da natureza e de todas as coisas desse mundo. Deus nos criou parceiros, Mas é preciso se convencer da necessidade de multiplicar talentos. Aliás, esse é o grande verbo bíblico: multiplicar. È a conta que Deus melhor sabe fazer. Ele sempre une nossos esforços com suas graças. Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem.


* Fonte: Livro: Buscai as Coisas do Alto – Pe. Léo


“É preciso ter uma meta, e a nossa meta é muito grande. Quem se acostuma com coisa pequena não pode ir para o céu. O céu é para que sonha grande, pensa grande, ama grande e tem coragem de viver pequeno. Isso é o céu”

Nenhum comentário: